sábado, 17 de novembro de 2012

Risoto de Marguerita

Como é bom estar na cozinha para preparar o que gostamos!
É como boa música, você pode ouvir inúmeras vezes mas nunca se cansa. Eu tenho essa paixão...os risotos!
Nesta reunião em casa, tive a grata alegria de colaboradores em torno do fogão aprendendo e ajudando no passo a passo. Uns acrescentavam os ingredientes, outros ajudavam a mexer, outros registravam todo o passo a passo para que pudessemos apresentar para vocês e o melhor...sempre tem alguém disposto a manter a taça cheia, combustível para seguirmos em frente.


Enfim, a noite foi ótima...seja pela receita, mas principalmente pela alquimia dos que estavam em volta para degustá-la.

Eu e minha cunhada Mariana, a "iniciada", ficamos estudando durante uma semana qual seria o sabor do risoto....ela escolheu o de marguerita e eu o de camarão, para agradar meu filho Bernardo (apaixonado). Esta segunda receita vou publicar outro dia. Hoje vamos falar somente do de Marguerita! A combinação queijo, tomate e manjerição sempre foi um sucesso...e vai continuar sendo!!!!

Ingredientes

1 kg de arroz arbóreo
2 cebolas raladas
200 g de manteiga (eu uso La Serenissima)
250g Tomate Cereja
400 g Mussarela de Bufala
2 taças de vinho branco seco
1 caixa de creme de leite
250g de queijo parmesão ralado grosso
Folhas de manjericão
3 litros de caldo de legumes


Modo de fazer

Durante o dia preparamos o caldo de legumes, foram 4 tabletes para 3 litros.
O tomatinho e a mussarela de bufala foram cortadas ao meio.
Derreter as 200g de manteiga na panela e depois refogar a cebola. Em seguida acrescentar o arroz e refogar um pouco. Em seguida pode acrescentar as duas taças de vinho branco e misturar bem. Então, prepare-se para iniciar todo o esforço mexendo muito acrescentando aos poucos uma concha de caldo e mexendo sem parar. O risoto merece todo o seu esforço. Quanto mais você mexer, mas ele sentirá o carinho e ficará caidinho por você. O caldo deve ser acrescentado de concha em concha, aos poucos. Misturando muito, muito, muito. Nesta hora, minha cunhada passou o bastão para o "marido" que mexeu muito. Quase no fim do caldo, ele desesperado imaginando que não daria certo tive que dar uma mãozinha e eis que estava no ponto. Bom, daí desligamos o fogo, acrescentamos o creme de leite, o tomate cereja, a mussarela de bufala, o queijo parmesão ralado e as folhas de manjerição. Continue misturando para dissolver bem os queijos e sirva acompanhada de queijo parmesão.
O primeiro risoto deles ficou divino! Será repetido inúmeras vezes...por nós e tenho certeza por todos vocês que testarem a receita.



Um comentário: