quarta-feira, 15 de maio de 2013

Bolo Toalha Felpuda


Este bolo me lembra o caderno de receitas da minha mãe, depois já fiz a do livreto da sogra, mas o que me deixa com água na boca é o da vizinha da sogra. A diferença entre as três receitas? Nenhuma.
Eu sempre falo que o forno, a velocidade da batedeira cansada ou a mão viciada da boa cozinheira podem fazer toda a diferença. Até aí, qualquer uma delas são excelentes concorrentes. Eu já fiz algumas vezes essa receita, sempre considero  mais ou menos bom...hahaha! Costumo dizer que foi sorte de principiante! NUNCA tirei uma foto, mas sempre quis compartilhar a receita. Sempre que fico "doente", peço para a vizinha da sogra preparar para mim, quando passo tempo demais ocupada degustando-o. Agora, a assessoria da Maizena me enviou a foto e eis que vamos compartilhar.
Podem arriscar, fazer sem titubear...aqui ele reina em várias ocasiões. É o típico bolo para tomar com chá ou café, receber uma visita em uma tarde fria. Como o nome diz, acho que é do tipo de bolo que abraça e embrulha, como uma toalha felpuda. Vamos aos ingredientes...




 
MASSA

6 gemas

1 xícara (chá) de água

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) e meia de farinha de trigo

Meia xícara (chá) de MAIZENA

1 colher (sopa) de fermento em pó

6 claras em neve

 

COBERTURA

2 colheres (sopa) de MAIZENA

2 xícaras (chá) e meia de leite

Meia xícara (chá) de açúcar

50 g de coco ralado

1 vidro pequeno de leite de coco (200ml)

 

Para Untar e Farinhar:

Margarina

Farinha de trigo

 

Para Polvilhar

50 g de coco ralado

 

Modo de preparo:

 

MASSA:

1- Unte e enfarinhe uma assadeira retangular grande (40 x 28 cm). Reserve.

2- Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).

3- Bata na batedeira as gemas, a água e o açúcar até formar uma espuma esbranquiçada. Junte, aos poucos, sem parar de bater, a farinha, o amido de milho MAIZENA e o fermento.

4- Retire da batedeira e misture delicadamente as claras em neve.

5- Coloque na assadeira reservada e leve ao forno por 25 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo.

COBERTURA

6- Em uma panela, dissolva o amido de milho MAIZENA no leite. Junte o açúcar, o coco, o leite de coco e leve ao fogo médio, mexendo sempre até ferver.
7- Despeje sobre o bolo ainda quente. Cubra com o coco ralado e deixe esfriar. Sirva em seguida.


Rendimento: 15 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Tempo de forno: 25 minutos

Tempo total: 45 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário