quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Risoto de Bacalhau da “Tatinha”

Bom, quem me acompanha já sabe que minha especialidade culinária são os risotos. Estou sempre procurando uma receita diferente para cativar meus degustadores.
O Risoto de Bacalhau foi elaborado para atender ao paladar de uma genuína descendente de portugueses, a Tatá...prima do meu sogro. Por isso, vou batizá-lo com o nome dela.
O sabor, eu e a sogra achamos divino. Quer testar?

Ingredientes                                             
  • 1 porção de arroz arbóreo;
  • 1 cebola picada;
  • 2 colheres de sopa de  manteiga;
  • ½ taça de vinho branco a seu gosto;
  • 2 dentes de alhos amassados e picados;;
  • 2 tomates picados;
  • 300grs de bacalhau em pedaços ou desfiado;
  • 2 caldos de legumes dissolvido em 1,5 litros de água.
  • Azeitonas pretas a gosto
  • Manjericão a gosto
  • Sal a gosto
Modo de Preparo: Ferver 1,5 litros de água com o caldo de legumes com um ramo de manjericão (que pode ser opcional ou outra erva como alecrim). Reserve quente para o preparo do risoto.
Deixar o bacalhau de molho na véspera, trocando a água.
Não se esqueça de deixar tudo previamente cortado, tipo cozinha de chef.
Molho: Refogar a cebola e o alho na manteiga até que fiquem transparentes, depois acrescentar o tomate e o arroz arbóreo, deixando dourar por um minuto. Acrescente o vinho branco e deixe cozinhar até evaporar. Vá adicionando uma concha por vez do caldo de legumes, esperando o caldo reduzir e mexendo sempre. Assim que o arroz estiver cozido, junte o bacalhau, a manteiga e as azeitonas pretas. Misture bem. Eu não costumo usar sal, pois o caldo de legumes e o bacalhau já tem.
Eu indico e sugiro acompanhar com um vinho branco seco bem gelado.

Um comentário:

  1. vou testar!acho que vai agradar a familia da minha mulher,varios portugueses,bj Kelli

    ResponderExcluir